Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Esqueletos são encontrados em obra no Recife

Parece história de filme, mas durante o processo de execução do Conjunto Habitacional do Pilar no bairro do Recife, arqueólogos da Fundação Seridó, contratados pela prefeitura da cidade, encontraram algumas sepulturas poucos metros abaixo do solo. No início o entusiasmo foi grande, afinal era um achado histórico importante, porém, mal sabiam eles que estavam sobre um possível cemitério do século XVI ou XVII.




A suspeita de que haja um cemitério é real devido à quantidade de ossadas encontradas, já são 14 esqueletos. “Pela postura dos esqueletos, eles foram enterrados em covas muito estreitas ou envoltos num manto, com o corpo comprimido. Como não há sinais de caixão, podem ter sido deixados diretamente no chão.” A utilização de mortalhas remete a um sepultamento judaico, diz o professor da UFPE, Sergio Monteiro.



“São esqueletos de pessoas jovens, a área dos enterros fica próxima de um local de grande concentração demográfica de judeus no século 17 e há a proximidade com Olinda, moradia de judeus e onde existiu uma fortaleza que abrigava soldados de origem judaica, nos Milagres.” Comenta Tânia Kaufman, antropóloga da UFPE e presidente do Arquivo Histórico Judaico.

E você, o que faria de fosse o engenheiro dessa obra? Talvez pareça meio assustador, mas o fato é que descobrindo o nosso passado, poderemos saber melhor quem somos.

Ps.: Tive a oportunidade de visitar a obra em janeiro, por intermédio da minha prima que é uma das arqueólogas da Fundação Seridó e foi uma experiência no mínimo interessante. Há uma entrevista dos arqueólogos feita pela SBT de Recife, caso queiram assistir, clique aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário