Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Concreto Translúcido

A cada dia o mercado da construção civil nos surpreende com suas novidades. Desta vez, o que me achou atenção foi a utilização do concreto translúcido, que vem ganhando mercado e que daqui a alguns anos pode ser uma tendência.

Criado em 2001, pelo arquiteto Húngaro Aron Losonczi e patenteado na Suécia, onde foi fundada a empresa no ano de 2004, como o nome de Litracon. O concreto translúcido, que também recebe o nome de Litracon é produzido com 95 a 96% de concreto e 4 a 5% de fibra ótica.

A incorporação da fibra ótica ao concreto resulta em um novo material com características de maleabilidade e impermeabilidade bem maiores que a do concreto tradicional, além é claro do aumento da resistência. Com isso, o Litracon seria mais resistente a rachaduras e infiltrações que o concreto tradicional. O vidro da fibra ótica incorporado ao concreto garante ao novo material luminosidade e transparência, deixando-o assim translúcido.


No Brasil, dois centros de pesquisa (um no Ceará e outro no Rio Grande do Sul) já conseguiram desenvolver o material. O objetivo é reduzir o custo do material para que sua utilização seja maior, haja vista que o preço ainda circula em torno de mil euros/m3, enquanto que no Brasil o concreto tradicional tem um custo médio de R$ 300/m3.

Em Estocolmo, cidade sueca, o concreto translúcido vem sendo utilizado em quebra-molas. Dentro de cada um deles foram colocados leds, que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas. Em canoas, Rio Grande do Sul, está em estudo a construção de uma cela experimental com o concreto translúcido dentro de um presídio modelo, que também está em construção. O intuito é iluminar as celas dos presos, sem a utilização de um interruptor, pois os presos quebram as lâmpadas a as usam como arma.


As vantagens da utilização desse material são enormes, tanto na questão de segurança (como nos casos de Estocolmo e Canoas), quanto na questão da estética e do conforto. Porém, ainda pesa a questão financeira, pois o material tem um custo muito elevado. No entanto, eu não tenho dúvida de que muito em breve seu preço diminua e ele possa ser visto com mais freqüência em grandes obras.

2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Por favor acesse nossa página sobre o concreto translúcido já a venda no Brasil:

    https://www.facebook.com/pages/Dosacon-Ind%C3%BAstria-de-Artefatos-de-Concreto-LTDA/344347419000869?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,estou desenvolvendo meu TCC sobre o tema, e gostaria de trocar ideias sobre o método de dosagem e o traço meu e-mail para contato é Reicardo_tbs@hotmail.com

    ResponderExcluir