Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Gel Impermeabilizante


Boa tarde! Agora que as férias estão chegando ao fim me esforçarei para atualizar este blog toda semana,  com novos post às quintas-feiras. Assistindo semana passada ao NETV, tele jornal aqui do estado, uma reportagem me chamou atenção. O uso de um gel impermeabilizante para substituir as lonas que são utilizadas em morros, com o objetivo de minimizar os riscos de desabamento, como esses que aconteceram no estado do Rio de Janeiro e que acontecem todo ano em nosso país. O produto será aplicado nas principais áreas de risco da região metropolitana do Recife. Nessa terça-feira, 1 de fevereiro de 2011, começou a aplicação do gel na cidade de Jaboatão dos Guararapes e o primeiro lugar a receber foi a comunidade de Santo Aleixo. Mas será que o gel funciona mesmo? E onde é fabricado? É mais eficaz que as lonas? 

O gel é fabricado à base de bio-óleo vegetal e polímero acrílico, tem a coloração da cal e é importado dos Estados Unidos. É muito mais ecológico, sem falar que as lonas podem servir de esconderijo para alguns animais. Ele cria uma camada semelhante a uma resina transparente, fazendo com que a água deslize encosta abaixo, evitando o encharque do solo e consequentemente diminuindo os riscos de deslizamentos.


Aplicação do gel na comunidade de Santo Aleixo.
Essa técnica começou a ser utilizar aqui em Recife em 2007, no bairro do Vasco da Gama, Zona Norte da cidade. Porém, naquela época o produto estava apenas em fase de testes e por isso não teve sequência à sua aplicação nas demais áreas de risco da cidade. O produto volta a ser testado esse ano, começando pelo bairro do Ibura e com o projeto de ser aplicado em vários pontos de risco da região metropolitana do Recife (são cerca de três mil áreas em risco, segundo a Codecir). Essa medida está sendo chamada de Operação Inverno e tem como objetivo principal minimizar as consequências causadas pelas fortes chuvas desta estação.



"No Vasco da Gama foi só uma demonstração. Não houve reaplicação. Apesar disso, os resultados foram positivos. Mas não podemos ter certeza de que foi exclusivamente por causa do produto. No Ibura, vamos monitorar a área para testar o produto que está sendo utilizado. Desta vez, vamos garantir o reforço para, depois disso, avaliar o funcionamento. Estamos ampliando essa experiência para ver se podemos utilizá-lo daqui pra frente numa maior abrangência", afirmou Almir Schvartz, secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura do Recife. Segundo ele, as principais vantagens do polímero em relação à lona é que ele dura mais, cerca de cinco anos, e não serve de esconderijo para escorpiões, baratas e roedores. A vida útil da lona não costuma chegar a um ano e os custos são semelhantes. Veja abaixo à entrevista do secretário Schvartz:



O gel impermeabilizante tem uma vida útil de cinco anos, mas precisa ser reaplicado anualmente, em quantidade equivalente a 20% do volume inicial e sua secagem completa leva em média oito horas. De acordo com o representante da Projeção Construções, Empreendimentos e Comércio LTDA, Jefferson Lima - que segundo a prefeitura do Recife é a empresa que está negociando o gel com o poder municipal - o mesmo produto, da marca norte americana Etack Environmental Solutions, chegou a ser utilizado pelo Exército dos Estados Unidos, durante as guerras do Iraque e do Afeganistão, na areia de um deserto para reter a poeira e criar pistas emergenciais para pouso de aeronaves.



Espero que essa iniciativa da Prefeitura do Recife inspire mais pessoas do poder público a buscar novas formas eficazes, econômicas e ecologicamente corretas de resolver esse problema de deslizamento de encostas, que afeta todo o país. Fica minha humilde contribuição.

Um comentário:

  1. Olhe o resultado do gel impermeabilizante do sr, Jeferson, vendido a Recife! Pelo jeito o teste feoi feito concentrado e venderam o produto aguado! E para sua informacao, o produto que o exercito americano usou foi ENVIROTACK , não este etack, que é apenas um plágio do original.

    ResponderExcluir