Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cúpula de Houston

Acho que alguns de vocês já devem ter visto, ou pelo menos ouvido falar, em uma séria chamada Engenharia Extrema, apresentada pelo canal Discovery. Pois bem, essa série mostra alguns projetos grandiosos que podem se tornar realidade em um futuro breve.

Houston, quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos, pode ser cenário de uma das mais impressionantes obras da engenharia moderna. A construção de uma cúpula que cobrirá grande parte da cidade. Houston fica no segundo maior estado do país, o Texas, que está localizado no sudoeste dos Estados Unidos.


A cúpula gigante terá cerca de 460 metros de altura e 1600 metros de diâmetro. Ela será formada por placas de metal, no formato de um hexágono, e por um plástico conhecido como ETFE. O plástico, que servirá como uma lona, é muito resistente e suporta 80° de calor intenso.


A cidade de Houston, assim como o estado do Texas, é muita afetada por tempestades, furações e outras consequências do aquecimento global como o calor extremo. Grandes tempestades chegam a custar até 10 bilhões de dólares à cidade, além do gasto de energia em dias de calor intenso (aumento o uso de ar-condicionados). Houston consome anualmente mais energia que a cidade de Los Angeles.

A "cobertua" deixaria Houston, cidade onde está localizada a sede da Nasa, mais protegida dos efeitos climáticos. Por conta disso, engenheiros e cientistas norte americanos se uniram para desenvolver esse projeto.

Se esse projeto vai se tornar uma realidade ou não vai passar de um sonho visionário eu não sei, mas a engenharia, junto com outras profissões, busca a cada dia soluções viáveis para os problemas da sociedade.

Um comentário:

  1. Vi esse programa hoje. To pasmo com o tamanho desse projeto. Ja fico imaginando se isso sair do papel...

    ResponderExcluir