Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Maracanã: Volto já!

Domingo passado, 29 de agosto, marcou a despedida de um gigante. O estádio Mário Filho, vulgo Maracanã, fechou para obras visando o mundial de 2014 no Brasil. O maior estádio brasileiro, palco de grandes jogos e que recebeu sobre seu tapete verde craques da bola como Pelé, Garrincha, Falção, Romário e Ronaldo, deverá ser reaberto em 2013 para a realização da Copa das Confederações, que também será sediada em nosso país. 

O nome oficial do estádio, Mário Filho, foi dado em homenagem ao falecido jornalista carioca, irmão de Nelson Rodriguês, que se destacou no apoio à construção do Maracanã. As obras tiveram início em 2 de agosto de 1948 e apesar de ter sido inaugurado em 1950 (pois sua construção teve como objetivo a copa de 1950), só ficou concluído por completo em 1965.

A inauguração ocorreu no dia 16 de junho de 1950, com uma partida amistosa entre as seleções carioca e paulista, onde os paulistas venceram por 3x1 (Didi, jogador que atuava pela seleção carioca  balançou pela primeira vez a rede estádio). 



Maracanã tem capacidade atual para 82.238 expectadores, devidamente acomodados. Porém, o público recorde do estádio foi registrado na final do mundial de 50 entre Brasil x Uruguai onde compareceram 199.854 pessoas (Os uruguaios venceram por 2x1 e se tornaram bicampeões mundiais). Para 2014 a capacidade deverá ser reduzida para 76 mil expectadores, muito bem acomodados.

O Maracanã, que tem como um dos colaboradores do projeto arquitetônico o arquiteto Miguel Feldman, Já passou por duas grandes reformas. A primeira em 1999 para receber o Mundial Interclubes da FIFA em 2000 e outra em 2005 visando os jogos Pan-americanos onde realizou a abertura e fechamento do evento, além de algumas partidas de futebol. Agora o objetivo é a copa de 2014, onde será sede do estado do Rio de Janeiro e palco da final, e as Olímpiadas de 2016 que será realizada na cidade. Dessa vez a reforma abrangerá o complexo do Maracanã, que conta com o estádio, o ginásio (Maracanazinho) e área adjacente.

2010
                                        
2013
                              









Nenhum comentário:

Postar um comentário