Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ETFE, o substituto do vidro

Etileno tetrafluoretileno, ou simplesmente ETFE. É um polímero (um tipo de plástico) transparente que está sendo utilizado no lugar do vidro em alguns projetos modernos. Mas por que o vidro está perdendo tanto espaço no mercado da construção civil para este material?

Bom, todos nós sabemos que a busca por materiais mais baratos e que não percam sua funcionalidade é diária. A cada dia a tecnologia transforma materiais que tem as mesmas características de outros materiais, porém com preços muito mais acessíveis. Comparado com o vidro, o ETFE transmite mais luz, isola melhor, custa de 24% a 70% menos para instalar e é 99% mais leve. Além disso, este polímero é capaz de suportar cerca de 400 vezes o seu próprio peso, pode ser esticado até três vezes seu comprimento sem que haja perca de elasticidade, tem uma superfície antiaderante que resiste a sujeira (a chuva lava a sujeira que se acumula do lado de fora) e é esperado para durar cerca de 50 anos. Por essas e outras capacidades, o ETFE é chamado de material de construção milagre.

São como almofadas (painéis que são mantidos inflados com ar seco a uma temperatura diferencial - "ele atua como um cobertor edredom", disse Lecuyer) suficientemente fortes para suportar o peso de um carro, e se furados, eles podem ser reparados com relativa facilidade. Ainda assim, um intruso poderia simplesmente cortar com uma faca, então os arquitetos não costuma usá-los ao nível do solo. "É como um envoltório de bolha muito sofisticado", disse Annette Lecuyer, um professor de arquitetura da Universidade e Buffalo.

Um exemplo da sua utilização é em painéis para cobrir a parte externa de grandes espaços como o estádio Allianz Arena (estádio do Bayern de Munique, time de futebol alemão), o Centro Aquático Nacional de Pequim (Cubo d'água dos jogos olímpicos de 2008), o Tropical Islands Resort (resort artificial  na Alemanha) e tantos outros.

Estádio Allianz Arena, Munique - Alemanha
Cubo d'água, Pequim - China
Tropical Islands Resort, Brandenburg - Alemanha
Mas, de todos os projetos feitos com esse material o Cubo d'água é o que merece maior destaque e o que mais mim impressiona. Não apenas pela sua beleza (que é algo espetacular), mas pelos números atingidos de forma impressionante. O Cubo é a maior instalação de ETFE, superando o Projeto Éden - a maior estufa do mundo, localizado em Cornwall, Inglaterra.

Projeto Éden, Cornwall - Inglaterra

No entanto, estima-se que o mesmo Cubo d'água construído com vidro teria custado o dobro por causa da estrutura de apoio extra que seria necessário para sustentar o vidro, que é muito mais pesado. Além disso, a energia total necessária para a construção de um edifício de vidro em 200 vezes maior do que um edifício de ETFE, de acordo com a Vector Foiltec - a empresa anglo-alemã que forneceu 100.000 metros quadrados de ETFE folha para o centro aquático.

Os projetos futuros usando a folha de ETFE incluem além dos estádios desportivos, parques de lazer e uma floresta tropical indoor gigante da Amazônia a ser construído em Iowa. Porém, o uso em casas particulares não é provável. 

Alguns prêmios recebidos pelo Cubo d'água: 
  • 2008: NSW "Projeto do ano" prêmio do Instituto Australiano de Gestão de Projetos;
  • 2009: 40 anuais MacRobert Award, o maior prêmio do Reino Unido para a inovação de engenharia.
Acho que o futuro do vidro na construção civil não será tão promissor (hehe). Por fim, fica uma frase do arquiteto Lecuyer, que diz: "Pode parecer simples, mas a engenharia é muito sofisticada".






7 comentários:

  1. O produto poderia ser colocado em uma janela residencial, para impedir os ruídos da rua? Onde consigo aqui em Porto Alegre - RS?

    ResponderExcluir
  2. Pretendo forrar um domus de 9m de diâmetro, para um centro holístico em Petrópolis, no cume de uma montanha com vista magnífica. A opção se deve ao peso x m2 ser o menor possível, já que a estrutura será de alumínio, isolamento térmico, durabilidade, segurança e manutenção. Onde encontrar no Rj e qual o custo? As almofadas podem ser feitas in loco com algum tipo de adesivo?
    Obrigado, Roberto
    arcadavida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ao João Carlos. Ainda não vi aplicação desse material em nenhuma residência. Mas acho que não levará muito tempo para isso acontecer.

    ResponderExcluir
  4. olá, achei mto interessante e gostaria de entrar em contato com vc para obter mais dados a respeito dessa tecnologia para que eu possa desenvolver minha monografia sobre esse assunto. Meu email é:
    anacfernandes.arq@hotmail.com
    Aguardo contato!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei da materia pois estou fazendo um trabalho na universidade a respeito desse material e gostaria de obter mais informações sobre ele.
    Meu email: sandroworld@gmail.com
    Aguardo resposta!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. O produto poderia ser colocado em uma janela residencial, para impedir os ruídos da rua?
    estou com um projeto de construçao e este material me vem acalhar
    Onde consigo aqui em Porto Alegre - RS?
    meu email
    cumplyce@gmail.com
    desde ja grato pela atençao
    jorge amaral

    ResponderExcluir
  7. Onde consigo comprar aqui em MG - qual o custo?
    meu email:
    dundadojo@gmail.com

    Att:

    Antonio Dundá.

    ResponderExcluir