Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Círculo de bananeira

Essa técnica é conhecida como Permacultura. E o que seria Permacultura?
É um método holístico (que vem de holismo) para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidade) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e finandeiramente viáveis.

Para compreender a sistematização da água é necessário mais que esforço intelectual. É,  antes de tudo, um exercício de conexão com a natureza. É, principalmente, perceber o ambiente em que vivemos como um lugar onde a água passa, sendo aproveitada da melhor forma possível para, em seguida, tomar seu curso natural igual ou melhor do que chegou.

Por que sistematizar a água?
Porque há menos de 3% de água doce no planeta e apenas 24% disso está "disponível" para o consumo e esta parcela passa por constantes perigos e ameças. Porém, antes de tudo, sistematizamos a água porque temos como dever cuidar do planeta e das pessoas.

Essa técnica do círculo da bananeira originou-se da observação dos efeitos dos fortes ventos sobre a cultura dos cocos. Numa clareira, os coqueiros caídos davam origem a círculos de coqueiros que nasciam e se desenvolviam, produzindo melhor do que antes. O padrão natural observado foi que no centro dos círculos se depositavam folhas, ramos, frutos que retinham a umidade e concentravam nutrientes, beneficiando a produção dos coqueiros. A partir daí passou-se a fazer experiências com outras plantas, como a bananeira.

No caso das bananeiras percebeu-se que elas, como outras plantas de folhas largas (ex.: mamoeiro), evaporavam grandes quantidades de água e estabeleceu-se assim uma relação com as águas cinzas das residências. Essa ligação é feita entre a necessidade de se tratar as águas que saem das pias e chuveiros com a grande capacidade de tratar (evaporar) dos círculos das bananeiras. E isso é uma das bases da Permacultura, estabelecer relações positivas entre os elementos de um sistema vivo.


E como construir essa fossa?
Tudo começa com a construção de um buraco, em forma de concha, com 1m cúbico de volume. A terra retirada do buraco é colocada na borda do mesmo, aumentando sua altura.


O buraco, depois de pronto, deve ser enchido com madeira e palha para criar um ambiente adequado para o recebimento da água cinza e o desenvolvimento da micro vida. Isso é feito primeiro colocando troncos de madeira grossos no fundo. Em seguida galhos médios e finos de árvores e por último a palha (aparas de capim, folhas, etc.) formando um monte com quase 1 metro de altura acima do buraco. A madeira deve ser colocada de forma desarrumada, para que se criem espaços para a água. A palha em cima serve para impedir a entrada da luz e da água da chuva, que escorrerá para os lados não inundando o buraco e não se  contaminando com a água cinza. 

   


Cuidados
Á água cinza que cai no buraco não deve conter água preta dos sanitários. Estas deveriam ir para outros sistemas apropriados para o seu tratamento. E nas pias e chuveiros deve-se evitar o uso de detergentes químicos e outras substâncias tóxicas como cloro, pois estas substâncias matam os microorganismos e impedem a compostagem dos nutrientes contidos na água cinza com a madeira.

Se o volume de água cinza produzido na casa for maior do que a capacidade de recebimento o círculo, a melhor solução é construir outro círculo interligado com o primeiro. Assim, a água cinza entra por cima no primeiro e sai no nível máximo por meio de outro tubo seguindo para o segundo círculo.

Manejo
Sempre colocar aparas de poda (grama, capim, galhos) no centro para alimentar o círculo e evitar que o buraco seja inundado com a água da chuva. Após colher o cacho de bananas, deve-se cortar a bananeira bem na base e em pedaços de 1 metro, rachar ao meio (longitudinal) e também colocar no centro do círculo. A cada 3 anos (ou mais) todo material depositado no buraco pode ser retirado (quando os troncos se dissolverem) e usar como adubo orgânico na horta. E repor novo material como no início da implantação do círculo.



Fonte: SeteLombas.




 








3 comentários:

  1. Olá Gustavo, você está confundindo a técnica de "Círculo de Bananeiras" para tratamento de águas cinzas, que você copiou do SeteLombas.com.br, com a técnica de "Fossa de bananeiras". Mais informações corretas em http://www.setelombas.com.br/2010/08/02/fossa-de-bananeiras/
    Você pode e deve usar os materiais do site, mas cite a fonte, é bom para as boas relações. Um abraço fraterno. Itamar Vieira - SeteLombas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Itamar, vi seu comentário ontem e dei uma olhada no link. Não deu tempo de editar o post ontem, mas acabei de concertar os erros. Peço desculpas pela inexperiência no fato de não citar a fonte. Agora está tudo devidamente organizado, graças a você. Espero que tenha gostado do blog e obrigado pelo aviso. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Gustavo. Gosto do tema da construção. Vou visitá-lo mais vezes.

    ResponderExcluir