Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 5 de junho de 2011

Canteiro sustentável

As obras, geralmente, estão cercadas por pequenos problemas, sejam eles internos como uma máquina quebrada ou externos como fatores climáticos. Por conta disso, as empresas vão se aprimorando e cada vez mais desenvolve maneiras de tornar um canteiro de obra mais sustentável. 

Ontem, em uma visita ao site equipe de obra uma reportagem me chamou muita atenção. A matéria escrita por Heliosa Medeiros dizia o seguinte: "Um canteiro sustentável é aquele em que os desperdícios, improvisações, acidentes, impactos ambientais e incômodos à vizinhança e ao entorno são reduzidos ao máximo. Por isso, com um bom planejamento, é possível minimizar os problemas e reduzir a geração de resíduos, poeiras, ruídos, problemas no trânsito, acidentes de trabalho, poluição em geral e desperdício de recursos naturais. Os impactos são sentidos pelos próprios trabalhadores da obra, vizinhos, pedestres e visitantes."

Para isso, são tomadas medidas de organização do canteiro com o objetivo de facilitar o trabalho dos funcionários e o andamento da obra, evitando assim atrasos na execução por motivos de acidente, desperdício de material, sem falar no aumento de custo que isso traria para a empresa. São medidas simples como: 
  • Organizar materiais separadamente;
  • Uso de EPI's (Equipamentos de Segurança Individual) por parte dos funcionários;
  • Uso de produtos menos tóxicos.
Após uma triagem, pedaços de madeira de diversos tamanhos são armazenados
para posteriormente serem reaproveitados na própria obra.
Portanto, é fundamental manter a organização e lembre-se: O ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja.



Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário