Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 8 de maio de 2011

Nivelamento Geométrico

Sexta-feira, dia 06/05/11, na aula prática de topografia, fomos apresentados ao nível e recebemos a tarefa de fazer um levantamento altimétrico para a suposta construção de uma rodovia. Antes de falar sobre nivelamento geométrico é necessário que se entenda um pouco mais sobre topografia.

O que é topografia? É a ciência que tem como objetivo representar, no papel, a configuração de uma porção de terreno com as benfeitorias que estão em sua superfície. Permite a representação em planta de uma propriedade, dos detalhes que estão no seu interior (cercas, construções, córregos, vales, etc).

A topografia divide-se em Altimetria e Planimetria, sendo a Altimetria a técnica para medir distâncias e ângulos verticais ou diferenças de níveis, que na planta não podem ser representados, utilizando assim a vista laretal, corte e elevação para sua representação. Já a Planimetria é a técnica utilizada para medir ângulos e distâncias horizontais, sendo representada por meio de vistas.

Nesse post me aprofundarei apenas em Altimetria (Nivelamento), mas precisamente o Nivelamento Geométrico. Mas antes disso, vejamos os tipos de Nivelamento existentes. São eles:

  • Geométrico: É o mais exato dos nivelamentos realizado através de visadas horizontais com um instrumento chamado nível.
  • Trigonométrico: Realizado através de teodolitos com visadas com qualquer inclinação. Mais rápido que o geométrico, porém, menos preciso.
  • Barométrico: Baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. Tem pouca precisão, dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar, Utilizam-se aneróides para a determinação da pressão atmosférica no campo.

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

Segundo o IBGE, é o método utilizado nos levantamentos altimétricos de alta precisão que se desenvolvem ao longo de rodovias e ferrovias. Utilizados para fins topográficos e geodésicos, a diferença entre estas duas finalidades de nivelamento geométrico está na precisão (maior no caso do nivelamento para fins geodésicos) e no instrumento utilizado. 

1 - Definição

Nesse tipo de nivelamento os dados são colhidos através de visadas horizontais. Consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência.

2 - Instrumentos Utilizados

a) Nível: Instrumento utilizado para a determinação de níveis horizontais.


b) Tripé: Suporte, geralmente de alumínio, onde se apoia o nível.


c) Mira: São réguas graduadas, de madeira ou alumínio, que são colocadas verticalmente nos pontos a nivelar e nas quais se mede a intersecção do plano horizontal traçado pelo nível. Sua menor célula gráfica é o centímetro.


d) Trena: Instrumento utilizado para medir a distância horizontal de um ponto a outro.


Visada: Leitura sobre a mira;
Lance: É a medida direta do desnível entre duas miras verticais;


Seção: É a medida do desnível entre duas referências de nível (RN) e é obtida pela soma algébrica dos desníveis dos lances. 


Linha de nivelamento: É o conjunto de seções entre duas RN chamadas de principais.

3 - Tipos de Nivelamento

a) Simples: O desnível entre os pontos de interesse é determinado com apenas uma única instalação do equipamento, ou seja, um único lance.

b) Composto: O desnível entre os pontos será determinado a partir de vários lances, sendo o desnível final calculado pela somatória dos desníveis de cada lance.


Observação: O nível estacionado em um ponto pode realizar a leitura de mais de uma mira, tanto em ré quanto em vante.


Por ter sido o tipo de nivelamento utilizado na aula prática de sexta é que resolvi falar um pouco mais desse tipo de nivelamento. A sala foi dividida em cinco grupos e cada grupo ficou responsável por um espaço de 80 a 100 metros. Cada grupo fez um nivelamento geométrico simples e depois serão agrupados todos os resultados formando um nivelamento geométrico composto. Segue abaixo algumas fotos:

Nível e mira


Trena

Conferindo a distância horizontal.







Nenhum comentário:

Postar um comentário