Em 1681 um belga teria sido um dos precursores do comboio em Pequim, ao idealizar uma máquina auto-propulsora a vapor. Mas foi em 1769 que um militar francês, Joseph Cugnot, construiu em Paris uma máquina a vapor para o transporte de munições. A partir daí surgiu várias máquinas cada vez mais modernas e com utilidades cada vez maiores. Com a globalização, veio o maior conforto de aviões e automóveis e as ferrovias, pelo menos no Brasil, foram ficando ultrapassadas e sucateadas. Mas a globalização trouxe problemas como o congestionamento de carros em grandes metrópoles e o que antes era só lembrança dos tempos de império, hoje é apontado por muitos como a solução para a diminuição dos “engarrafamentos” e de gases poluentes à atmosfera.
Creio que seja do conhecimento de grande maioria da população que existe um projeto para a construção de um trem - bala que ligará dois estados com as duas maiores cidades brasileiras (São Paulo e Rio de Janeiro). O edital foi lançado dia 13, terça-feira, pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo diretorANTT) em Brasília.
2016 deve ser o ano em que o Brasil entrará em um novo estágio de desenvolvimento, isso por que se a construção for concluída a tempo de transportar os turistas para a Olimpíada na cidade carioca, mostrará ao mundo um país mais preocupado com a qualidade de vida, com o meio ambiente, racionalidade de tempo e espaço e antenado com as tendências na área de construção e tecnologia.
O grande crescimento econômico por qual passa o Brasil levou a um aumento desenfreado na utilização das duas formas básicas de transporte de passageiros no país: Rodoviário e aéreo. A produção e venda de veículos batem recordes a cada ano (19,1 a mais no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009) e os aeroportos de Congonhas e Cumbica estão super lotados, causando frequentes atrasos nos voos. Para acomodar a crescente demanda por deslocamentos de longa distância, o Estado brasileiro, às vezes em parceria com a iniciativa privada, continua abrindo estradas e precisa ampliar seus aeroportos visando a Copa de 2014. Mas a opção pelo trem-bala ressuscita a opção ferroviária para o deslocamento de pessoas, em versão moderna, e reforça a noção de transporte coletivo. Carro, cada um usa o seu. O trem é sempre coletivo.
O trem seria uma boa ação também para o meio ambiente, tendo em vista que entre os meios de transporte mais usados (Automóvel, Aeronave e Trem) é o que menos polui e o que transporta o maior número de pessoas. Vem sendo a solução para o problema de grandes metrópoles como Madri.
De acordo com o edital, serão obrigatórias sete estações: Centro do Rio de Janeiro, Aeroporto do Galeão, Aparecida, Guarulhos, Centro de São Paulo (Campo de Marte), Aeroporto de Viracopos e no Centro da cidade de Campinas. Segundo o edital, mais duas estações serão “flexíveis” - uma no Vale do Paraíba fluminense (Volta Redonda/Barra Mansa) e outra no Vale do Paraíba Paulista (São José dos Campos) – de acordo com o edital caberá ao consórcio vencedor definir a necessidade da construção dessas duas novas estações. O projeto ainda prevê duas estações opcionais, em Jundiaí (SP) e em Resende (RJ). O edital ainda prevê que o valor máximo da tarifa não pode exceder R$ 0,49 por quilômetro na classe econômica. O governo federal vai oferecer um financiamento de R$ 19 bilhões ao consórcio vencedor por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além dos japoneses, grupos coreanos, italianos, franceses, alemães, chineses e espanhóis também devem entrar na disputa para a construção do primeiro trem-bala brasileiro.
A Espanha tem investido pesadamente no transporte ferroviário de alta velocidade na última década. Com isso, já reduziu significativamente o número de passageiros dentro de aviões e por tabela reduziu a emissão de gás carbônico. Segundo um especialista espanhol do setor, citado na época pelo jornal The Guardian, um passageiro de trem-bala representa um sexto de um passageiro de avião em termos de emissão de poluentes.
A opção por um em detrimento do outro representa racionalização de tempo e aumento de conforto para o passageiro, com o benefício de aliviar o impacto ambiental da crescente utilização de transporte para longas distâncias. A idéia do trem-bala brasileiro indica que o país está ampliando seus horizontes quando o assunto é deslocamento da sua população. O Brasil parece se aproximar do caminho já traçado por nações mais desenvolvidas. Avião, carros e ônibus deixam de ser as únicas alternativas nacionais, em uma mudança que pode levar ao surgimento de outros serviços ferroviários de passageiros.
Observação: Para assistir ao vídeo com maiores informações do projeto, clique aqui.
Abraço.