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domingo, 31 de outubro de 2010

Visita ao edifício Monte Guararapes

Sexta-feira, dia 29 de outubro de 2010, eu e Douglas (colega de turma) fizemos uma visita ao edifico Monte Guararapes na cidade de Petrolina-PE. A visita teve como objetivo elaborar um relatório sobre as condições de trabalho no lugar para a disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho. 
Abaixo algumas fotos: 

Edifício Monte Guararapes
Guincho
Sala (Douglas e a funcionária da empresa)
Varanda
Orla de Petrolina, ponte presidente Dutra e mais ao fundo Juazeiro-BA
 Caso queiram visualizar as demais fotos clique aqui.






sábado, 16 de outubro de 2010

TOP 10: Estradas Incríveis




Há alguns dias atrás visitando o site da Revista Galileu, tive a oportunidade de ler uma publicação sobre as 10 estradas mais incríveis do mundo. Esse TOP 10 da revista Galileu foi feito a partir de uma seleção de estradas feita pela também revista, Cars Route. Intão, nada melhor para começar esta nova categoria do que um TOP 10 dessas estradas fantásticas, quem agregam (além de grandes projetos de engenharia) beleza e um pouco de perigo.

Deixo claro, desde já, que a ordem das 10 melhores foi feita por mim, apesar de quase todas estarem na seleção da revista Galileu. Portanto,  depois de tudo esclarecido, vamos ao que interessa.

10º Autoestrada Overseas Highway, Florida Keys (Estados Unidos)

Abrindo o TOP 10 temos um representante norte americano. Florida Keys é um arquipélago tropical de 1.700 ilhas que se encontram ao largo da costa da península da Flórida. As Florida Keys pode ser acessada por essa rodovia, que liga todas as ilhas do arquipélago entre si e com o continente.



9º Estrada de Los Caracoles (Chile e Argentina)

É claro que os argentinos não poderiam ficar no pódio (hehe). Brincadeiras à parte, a rodovia que passa pela Cordilheira do Andes é extremamente sinuosa e não possui guard rail de proteção. Além da falta de segurança a estrada fica coberta de neve em grande parte do ano, o que dificulta ainda mais no trajeto.




8º Oberalp (Suíça)

Por essa bela rodovia, a terra do chocolate fica em oitava. Localizada nos Alpes e com uma vista incrível a estrada só aberta durante o verão, por causa da forte cerração que cai durante os meses de frio, impedindo a visão dos motoristas. Mas durante o período de não circulação de veículos a estrada vira pista de esqui, tobogã e até caminho para escalada.



7º  Iroha-Zaka (Japão)

Em sétimo lugar, um rodovia sinuosa localizada na motanha Iroha. Contando com 48 curvas, é um importante local da história japonesa., pois os monges budistas usavam este caminho para ir em peregrinação até o largo Chuzenji. Cada uma das curvas recebeu o nome de uma letra do antigo alfabeto japonês, começando com a letra i-ro-ha.






6º Estada Stelvio (Itália)

Os italianos ficam em sexto com uma das estradas mais altas a cruzar os Alpes, está a mais de 2.770m de altura. A Stelvio Pass liga Valtellina Merano, nos Alpes italianos, a Bolzano, perto da fronteira suíça. Embora não seja tão arriscada como as outras rodovias, tem curvas muito fechadas e uma paisagem maravilhosa.



5º Col de Turini (França)

É uma estrada nos Alpes - Sul da França. No seu ponto mais alto tem 1.607 m de altitude.





4º Estrada da montanha Jebel Hafeet (Emirados Árabes Unidos)

A rodovia adentra cortando as montanhas de Jebel Hafeet, as mais altas do Emirados Árabes Unidos. Com uma extensão de 12 km sobre uma montanha de 1.219 m de altura, a vista do alto oferece uma paisagem desértica e empoeirada.



3º Rodovia Atlântica (Noruega)

Abrindo o pódio, na terceira posição, temos mais uma representante norueguesa. Com apenas oito quilômetros - provavelmente bem menos do que você costuma caminhar diariamente para se exercitar. Mas  a experiência de realizar este percurso ficará guardada na sua memória para sempre, afinal, é uma das mais belas estradas do mundo (na minha opinião). A Atlantic Ocean Road, conhecida como o "Caminho do Atlântico" liga as cidades de Molde e Kristiansund e foi escolhida como a construção norueguesa do século (com muita justiça digasse de passagem). Em alguns pontos passa a impressão de acabar no nada.




2º  Túnel Gouliang (China)

Com a medalha de prata, a China trás uma representante de peso. Construída por 13 moradores do vilarejo local, esta estrada foi escavada nas rochas da montanha Taihang e inaugurada em 1977. Foram gastos cinco anos para terminar o túnel de 1.200 m de comprimento, 5 m de altura e 4 m de largura.






1º Camino a Los Yungas (Bolívia)

E em primeiríssimo lugar, disparado (pra mim) a estrada mais incrível desse TOP 10 é sem dúvida a rodovia boliviana. Com 70 km de extensão, a estrada liga La Paz (capital administrativa do país) a Corioco. Chuva, neblina, falta de espaço e falta de segurança chamam aventureiros para esta estrada, que contabiliza 300 mortes por ano (não é a toa que ela é conhecida com Estrada da Morte). Essa estrada é sem condições...







quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Décimo post

Bom pessoal, o blog chega ao seu décimo post. Não que os posts anteriores sejam menos importantes que esse, mas é sempre bom chegar a uma marca redonda. No começo, quando pensei em fazer o blog, fiquei meio receioso por que já tinha feito dois (um sobre automobilismo e outro sobre turismo) e com o passar do tempo ficava cada vez pior escrever, já que não eram temas que gosto de escrever. Na verdade fiz esses blogs por que queria ter um e pensei que fazendo sobre esses temas fosse mais fácil de escrever e assim eu não precisaria perder tanto tempo com um post.

Enfim, ainda bem que cancelei ambos e decidi fazer o Canteiro de Obras. Agora é muito mais fácil e prazeroso escrever sobre temas que estão diretamente relacionados com o que estudo e com a profissão que pretendo exercer no futuro breve. 

Para comemorar essa marca do décimo post segue abaixo um vídeo mostrando do que um engenheiro é capaz de fazer...hehehehe.





Aproveito para informar que criarei uma nova categoria com o nome TOP 10, que terá a seguinte imagem:

sábado, 2 de outubro de 2010

Amianto

Bom, antes de mais nada queria me desculpar por passar tanto tempo sem postar. É que tive algumas provas da faculdade nesses últimos 15 dias e não consegui conciliar. Desculpas devidamente registrada, vamos ao que interessa. O amianto.

Acho que muita gente já deve ter pelo menos ouvido falar nesse material, já que está na moda (no Brasil) dizer que algum produto não contém amianto. Mas o que é amianto? Por quê alguns produtos estão sendo feitos sem amianto? A resposta será dada neste post.

Também conhecido como asbesto, o amianto é uma fibra mineral metálica encontrada com considerável facilidade na natureza e com propriedades físicas e químicas bem requisitadas nos dias de hoje, como a alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, fácil de ser tecida, etc.


É extraído basicamente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5% a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial. Está presente na natureza em duas formas: Serpentinas (amianto branco) e anfibólios (amianto marrom, azul e outros), sendo as serpentinas correspondente a mais 95%  de todas as rochas de amianto do planeta. Já foi considerada a seda natural, já que vendo sendo utilizado desde os primórdios da civilização para reforçar utensílios cerâmicos.

Com a chegada da revolução industrial no século XIX, o amianto foi à matéria-prima escolhida para isolar termicamente as máquinas e equipamentos, atingindo seu apogeu nos esforços das primeira e segunda guerra mundiais. Daí em diante, as epidemias de adoecimentos e vítimas fatais levaram o mundo moderno ao conhecimento e reconhecimento de um dos males industriais do século XX, passando a ser considera como a "poeira assassina".

Os grandes produtores mundiais tentaram tentaram atribuir todo mal desta matéria-prima ao tipo dos anfibólios, menos de 5% de todo amianto minerado no mundo, e salvar este negócio lucrativo, atribuindo à crisotila (amianto branco) propriedades benéficas. Hoje a polêmica do bom e mau amianto já está praticamente superada em todo o mundo, e as empresas agora tendem diminuir ou excluir o amianto da composição de seus produtos.

O Canadá, segundo maior produtos mundial de amianto, é o maior produtor exportador, mas consome muito pouco (menos de 3% da sua produção).  O Brasil está entre os cinco maiores produtores do mundo e é também um grande importador, havendo por isto um grande interesse científico a nível de mundial sobre nossa situação, quando praticamente todos os países europeus já proibiram o seu uso. Este quadro inicial indica uma diferença na produção e consumo do amianto entre os países do Norte e do Sul, em especial, O Brasil, explicada pelo fato de que o amianto é uma fibra comprovadamente cancerígena e que os cidadãos do Norte já não aceitam mais se expor a este risco conhecido. O amianto é um exemplo de como os países desenvolvidos transferem a produção para a população que desconhece os efeitos nocivos deste material, ou seja, para países em desenvolvimento.

A maior mina de amianto em exploração no Brasil situa-se no
município de Minaçu - GO e atualmente é administrada pela
empresa Eternit S/A.

             Thetford Mines - Canadá

No Brasil, o amianto tem sido empregado em milhares de produtos, principalmente na indústria da construção civil (telhas, caixas d'água, pisos, tintas, etc) e em outros setores e produtos como revestimento de discos de embreagem, pastilhas, tecidos, dentre outras coisas.


Entre as doenças relacionadas ao amianto estão a asbestose (doença cronica pulmonar), câncer de pulmão, câncer gastrointestinal e o mesotelioma, além de várias outras. A maioria dessas doenças não foi caracterizada como ocasionada pela exposição ao amianto no Brasil. Menos de uma centena de casos estão citados em toda a literatura médica nacional do século XX, sendo este um dos mecanismos que tornam estas patologias invisíveis aos olhos da sociedade, fazendo-a crer que a situação brasileira é diferente dos demais países, levando com isto a um protelamento de decisões políticas, entre as quais o seu banimento ou proibição.