As obras, geralmente, estão cercadas por pequenos problemas, sejam eles internos como uma máquina quebrada ou externos como fatores climáticos. Por conta disso, as empresas vão se aprimorando e cada vez mais desenvolve maneiras de tornar um canteiro de obra mais sustentável.
Ontem, em uma visita ao site equipe de obra uma reportagem me chamou muita atenção. A matéria escrita por Heliosa Medeiros dizia o seguinte: "Um canteiro sustentável é aquele em que os desperdícios, improvisações, acidentes, impactos ambientais e incômodos à vizinhança e ao entorno são reduzidos ao máximo. Por isso, com um bom planejamento, é possível minimizar os problemas e reduzir a geração de resíduos, poeiras, ruídos, problemas no trânsito, acidentes de trabalho, poluição em geral e desperdício de recursos naturais. Os impactos são sentidos pelos próprios trabalhadores da obra, vizinhos, pedestres e visitantes."
Para isso, são tomadas medidas de organização do canteiro com o objetivo de facilitar o trabalho dos funcionários e o andamento da obra, evitando assim atrasos na execução por motivos de acidente, desperdício de material, sem falar no aumento de custo que isso traria para a empresa. São medidas simples como:
- Organizar materiais separadamente;
- Uso de EPI's (Equipamentos de Segurança Individual) por parte dos funcionários;
- Uso de produtos menos tóxicos.
Após uma triagem, pedaços de madeira de diversos tamanhos são armazenados para posteriormente serem reaproveitados na própria obra. |
Me siga no twitter: http://twitter.com/#!/gustavobazante
Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário