"O concreto de alto desempenho já é uma realidade em nosso país, o emprego de concreto com resistências maiores que as usuais têm se difundido muito nos últimos anos (resistência em torno de 50 MPa), principalmente em estruturas de edificações, pontes e pré-moldados. Porém ultrapassar a barreira dos 70 MPa de um concreto dosado em central e aplicado em uma estrutura seria um desafio. E foi este o grande desafio que fez com que a Engenharia Nacional obtivesse o recorde mundial com o uso do concreto de alto desempenhdo".
"O e-Tower é um edifício comercial, situado na rua Funchal, no bairro da Vila Olímpica, próximo à marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo. O edifício, de 392 metros quadrados de área útil, possui um heliporto (na cobertura), escritórios, dois restaurantes, um auditório, uma piscina semi-olímpica, um ginásio e estacionamento com 800 vagas. Projetado por Aflalo & Gasperini Arquitetos, possui características que o qualificam como de última geração, tanto nos aspectos construtivos como de instalações."
"Tal fato é decorrente do emprego de um concreto com resistência a compressão de 125 MPa na concretagem de 5 pilares de 7 pavimentos do e-Tower...os altos valores obtidos representam, com certeza, dois recordes da engenharia brasileira: o mais elevado fck (força resistência a compressão) de projeto de pilares de uma estrutura de concreto no país; o concreto de mais alta resistência a compressão produzido em central e executado em obra..."
O concreto foi dosado com a cooperação da Concreto Engemix, Escola Politécnica da USP e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).
Construção em 2002 |
"As vantagens decorrentes dessa vitória são inúmeras: superior e elevada resistência da estrutura, facilidade de execução sem falhas de concretagem, durabilidade elevadíssima, vida útil superior a 500 anos, ..."
Abraço.
Me siga no twitter: http://twitter.com/gustavobazante
Nenhum comentário:
Postar um comentário