Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cimento Portland

Que o cimento é um dos produtos mais importantes da engenharia civil é um consenso geral, mas esse material tão conhecido entre os populares é formado por quais constituintes? Como é fabricado? Pode ser transportado de qualquer jeito? E o seu armazenamento, como é? Enfim, conheça um pouco mais desse aglomerante.


Então, vejamos primeiro o que é um aglomerante. Aglomerante ou ligante é um material formado pela aglutinação de outros materiais, chamados agregados. Em contato com a água forma uma pasta, a qual é moldável e maleáve, permitindo o fácil manuseamento do material. Ao juntar areia a essa pasta forma-se uma argamassa que depois de seca se torna rígida e resistente.

O Cimento Portland é obtido pela pulverização de clinker constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades e/ou facilitam seu emprego. Mais o que é clinker?

Clinker é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação (aquecimento de um composto até ele virar um pó) de uma mistura daqueles materiais, conduzida até o início de sua temperatura de fusão. É um dos principais itens na composição do Cimento Portland trazendo acentuada característica de ligante hidráulico e estando diretamente relacionado com a resistência mecânica do material após a hidratação.

Constituintes

O Cimento Portland é constituído fundamentalmente pela cal, a sílica, a alumina, o óxido de ferro, certa proporção de magnésia e uma pequena porcentagem de anidrido sulfúrico, que é adicionado após a calcinação para retardar o tempo de endurecimento do produto. Há ainda como constituintes menores, as impurezas, o óxido de sódio, o óxido de potássio, o óxido de titânio e outras substâncias de menor importância.

Fabricação

Quanto à fabricação desse material, acontece em instalações industriais de grande porte, localizadas junto às jazidas que se encontram em situação favorável para o transporte do produto acabado aos consumidores. Segue abaixo uma ilustração das etapas de fabricação.


No processo de fabricação do cimento Portland são usadas temperaturas muito altas e mesmo após o resfriamento e estocagem o produto é expedido com temperaturas de até 60ºC. Em função disso, não é ensacado em embalagens plásticas, mas de papel kraft que - se devidamente manuseadas - são adequadas para manter a qualidade do produto durante o prazo de validade.

Armazenamento

O cimento exige certo cuidado no seu armazenamento. É necessário evitar qualquer risco de hidratação, já que o cimento endurece em contato com a água. Os sacos de papel não garantem a impermeabilização necessária, razão pela qual não se deve armazenar cimento por muito tempo. Para armazenagem por curto espaço de tempo, pode-se cobrir as pilhas de sacos de cimento com lona, sendo elas colocadas sobre um estrado (tablado) de madeira covenientemente elevados do solo. Não se recomenda o armazenamento por mais de três meses.



Transporte

O transporte de cimento ensacado é uma tarefa que merece bastante cuidado. Isto porque, devido a sua própria natureza, o cimento reage facilmente com a água, mesmo que ela se apresente em forma de chuva ou de umidade ambiente. Por isso, e pelo fato do preço do saco contribuir de maneira considerável no custo é que se procede, sempre que possível, ao seu transporte a granel, feito sempre em reservatórios metálicos estanques (secos).

Quando o caminhão é estacionado na área de carregamento da fábrica, recebe uma inspeção onde são verificadas as condições da carroceria: se não está suja ou molhada, se não há algum material que possa danificar a sacaria, se não a furos no assoalho, se a lona é apropriada, além das condições e arrumação dos estrados, caso houver. Quando o transporte for feito por caminhão frigorífico, é fundamental que o interior do baú seja previamente seco e que receba ventilação, para evitar a concentração de umidade.





Um comentário:

  1. Como sempre, muito informativo o Canteiro de Obras. Parabéns Gustavo.

    Gostaria de convidar você e todos os leitores do blog para fazerem parte do mais novo Fórum de Engenharia na internet. O EngenhariaCompartilhada.com

    Na verdade, a idéia não é apenas criar um Fórum, mas um lugar que reuna Estudantes e Profissionais de diversas especialidades da Engenharia em um só lugar.

    Gostou da idéia? Faça parte dessa história. Acesse www.engenhariacompartilhada.com , registre-se e comece a postar!

    Abraços a todos! Contamos com vocês!

    ResponderExcluir