Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Região Serrana

Antes de mais nada, venho através desse post desejar toda minha solidariedade ao povo carioca, mais precisamente aos moradores da região Serrana. É lamentável saber que todo começo de ano pessoas morrem por causa de chuvas fortes, ou melhor, falta de infra estrutura, já que é mais que normal chover essa época do ano.

Primeiro, é necessário esclarecer que não está chovendo mais que o normal. Em 1981 já aconteceu um evento desse tipo nessa mesma região do estado do Rio de Janeiro. Então por que nessa época do ano sempre acontece esses "acidentes"? 

Creio que o maior culpado seja o governo brasileiro, com toda sua incompetência. Será que depois de 30 anos não foi possível ao menos desenvolver um sistema de evacuação? Porém, a população tem uma parcela de culpa, já que é de conhecimento de todos que construir em encostas é altamente perigoso, ainda mais residências. No entanto, o governo peca outra vez ao deixar a população habitar esse tipo de terreno sem qualquer fiscalização.

As vertentes e encostas são de alta inclinação e já, em si, trazem uma instabilidade muito grande. Os escorregamentos são parte integrante e natural...A ação do homem mexendo com essas áreas tão instáveis - desmatando, cortando, fazendo aterros, lixões, fossas de infiltração - potencializa toda essa instabilidade e pela presença humana torna essa instabilidade trágica, porque o escorregamento ou vários escorregamentos têm, infelizmente, a propriedade de soterrar pessoas”, explica o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos. 

Domingo, dia 16 de janeiro de 2011, o programa Fantástico (da emissora Rede Globo) exibiu uma reportagem com um geólogo em um laboratório da USP mostrando o que acontece com o solo nesse tipo de terreno para que ocorra um deslizamento. Veja o vídeo abaixo:





Para ajudar os moradores afetados pela chuva na Região Serrana clique aqui e veja os postos de doação do seu estado.

Grande abraço e que Deus ilumine todas essas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário