Etileno tetrafluoretileno, ou simplesmente ETFE. É um polímero (um tipo de plástico) transparente que está sendo utilizado no lugar do vidro em alguns projetos modernos. Mas por que o vidro está perdendo tanto espaço no mercado da construção civil para este material?
Bom, todos nós sabemos que a busca por materiais mais baratos e que não percam sua funcionalidade é diária. A cada dia a tecnologia transforma materiais que tem as mesmas características de outros materiais, porém com preços muito mais acessíveis. Comparado com o vidro, o ETFE transmite mais luz, isola melhor, custa de 24% a 70% menos para instalar e é 99% mais leve. Além disso, este polímero é capaz de suportar cerca de 400 vezes o seu próprio peso, pode ser esticado até três vezes seu comprimento sem que haja perca de elasticidade, tem uma superfície antiaderante que resiste a sujeira (a chuva lava a sujeira que se acumula do lado de fora) e é esperado para durar cerca de 50 anos. Por essas e outras capacidades, o ETFE é chamado de material de construção milagre.
São como almofadas (painéis que são mantidos inflados com ar seco a uma temperatura diferencial - "ele atua como um cobertor edredom", disse Lecuyer) suficientemente fortes para suportar o peso de um carro, e se furados, eles podem ser reparados com relativa facilidade. Ainda assim, um intruso poderia simplesmente cortar com uma faca, então os arquitetos não costuma usá-los ao nível do solo. "É como um envoltório de bolha muito sofisticado", disse Annette Lecuyer, um professor de arquitetura da Universidade e Buffalo.
Um exemplo da sua utilização é em painéis para cobrir a parte externa de grandes espaços como o estádio Allianz Arena (estádio do Bayern de Munique, time de futebol alemão), o Centro Aquático Nacional de Pequim (Cubo d'água dos jogos olímpicos de 2008), o Tropical Islands Resort (resort artificial na Alemanha) e tantos outros.
![]() |
Estádio Allianz Arena, Munique - Alemanha |
![]() |
Cubo d'água, Pequim - China |
Tropical Islands Resort, Brandenburg - Alemanha |
Mas, de todos os projetos feitos com esse material o Cubo d'água é o que merece maior destaque e o que mais mim impressiona. Não apenas pela sua beleza (que é algo espetacular), mas pelos números atingidos de forma impressionante. O Cubo é a maior instalação de ETFE, superando o Projeto Éden - a maior estufa do mundo, localizado em Cornwall, Inglaterra.
![]() |
Projeto Éden, Cornwall - Inglaterra |
No entanto, estima-se que o mesmo Cubo d'água construído com vidro teria custado o dobro por causa da estrutura de apoio extra que seria necessário para sustentar o vidro, que é muito mais pesado. Além disso, a energia total necessária para a construção de um edifício de vidro em 200 vezes maior do que um edifício de ETFE, de acordo com a Vector Foiltec - a empresa anglo-alemã que forneceu 100.000 metros quadrados de ETFE folha para o centro aquático.
Os projetos futuros usando a folha de ETFE incluem além dos estádios desportivos, parques de lazer e uma floresta tropical indoor gigante da Amazônia a ser construído em Iowa. Porém, o uso em casas particulares não é provável.
Alguns prêmios recebidos pelo Cubo d'água:
- 2008: NSW "Projeto do ano" prêmio do Instituto Australiano de Gestão de Projetos;
- 2009: 40 anuais MacRobert Award, o maior prêmio do Reino Unido para a inovação de engenharia.
Acho que o futuro do vidro na construção civil não será tão promissor (hehe). Por fim, fica uma frase do arquiteto Lecuyer, que diz: "Pode parecer simples, mas a engenharia é muito sofisticada".