Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 30 de agosto de 2014

Piso Drenante

BOAA TARDEE!!!

Pois é, como dizem os mais antigos, quem é vivo sempre aparece haha. De volta as atividades depois de exatos 1 ano, 5 meses e 3 dias (meu último post tinha sido em 27/03/2013), não imaginava que fazia tanto tempo assim. Confesso que estou me sentindo um pouco enferrujado, a falta de prática dificulta um pouco esse processo de voltar a escrever, mas tô empolgado, espero que isso ajude. Desde já peço desculpas e vamos aos trabalhos.

Esta semana aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 26, 27 e 28, a Expo Arquitetura Sustentável que se trata de uma feira onde são apresentados novos conceitos e soluções de sustentabilidade para uma maior eficiência na construção civil. A feira trás novidades bastante interessantes, principalmente na área de arquitetura, como uma máquina que transforma a umidade do ar em água, telhados planejados para captação mais eficiente da água, chuveiros que desperdiçam pouca água, enfim, uma série de alternativas, principalmente em relação ao uso racional e eficiente da água.

Mas, o que me chamou mais atenção foi o PISO DRENANTE. O piso é fabricado em blocos, através da prensagem de brita, cimento e outros componentes. A aplicação é simples, muito parecida com os pisos intertravados e não requer uso de argamassa. Por ter uma textura porosa, o piso absorve mais de 90% da água e pode ser utilizado em calçadas públicas para, de forma adequada e criteriosa, minimizar problemas de alagamentos em diversos municípios do país. Fantástico ne? Poderia resolver o problema de muita gente.

Imagem 01: Piso Drenante
Segundo o empresário que desenvolveu o produto, Georges Rusalim, o piso drenante é cerca de 30% mais caro que os pisos usuais, no entanto, o investimento pode ser compensado a médio e longo prazo na redução da água utilizada, haja vista que o cliente passaria a utilizar a água captada pelo piso. 

Sustentabilidade é sem dúvida uma palavra chave para as próximas décadas, seja você um empresário, profissional da área ou um simples cliente. É preciso ter essa consciência de reaproveitamento dos materiais e de produzir produtos de qualidade utilizando o mínimo de matéria-prima. Acredito que nós, brasileiros, estamos bastante atrasados em relação a esse tipo de visão, uma prova disso é que desenvolvemos o etanol (fonte de energia limpa), somos capazes de produzir esse combustível em larga escala e mesmo assim o governo insiste na gasolina como principal combustível. PENSEM NISSO!!!

Abaixo segue alguns links para maiores informações e alguns vídeos sobre a feira e sobre o piso.


Vídeos:

Fuii...
Obrigado!