Dell

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Massa DunDun: A argamassa sem água

Boa tarde!

Começando hoje o primeiro post de 2013, voltando as atividades depois de um bom tempo sem escrever. Espero que esse ano eu possa me dedicar mais a este espaço que apesar do trabalho que dar, ter que pesquisar bons assuntos, é muito gratificante. Começaremos com o pé direito esse ano, falando sobre uma tendência que poder revolucionar em vários aspectos da construção civil.

É incrível a capacidade que a engenharia tem de desenvolver produtos cada vez mais eficientes, aumentando assim a produtividade. É claro que o objetivo de qualquer profissional é poder oferecer um produto de qualidade, gastando o menos possível para ter lucros cada vez maiores. Porém, isso não costuma ser um problema fácil de se resolver.

A engenharia civil agora dispõe de um produto que talvez muitas pessoas não imaginassem que seria possível, uma argamassa na qual a adição de água  é desnecessária. Parece até piada, mas é real. Já é possível no Brasil utilizar uma argamassa eficiente, segura e ecologicamente correta sem precisar adicionar água.

Massa DunDun é uma argamassa polimérica, criada pelo grupo FCC, que substitui de maneira eficaz a tradicional mistura de cimento, cal, areia e água. É vendida em sacos de 3kg, 5kg e 15kg e já vem pronta para o uso, podendo ser aplicada com pistola ou bisnaga, ou até mesmo direto da própria embalagem de 3kg. Ela funciona como uma cola para fixar tijolos, sua utilização é mais sustentável do que o método tradicional para a execução de alvenaria, haja vista que o produto reduz a produção de entulho, uso de água, cimento, cal e areia. Além disso, suja menos.

Massa DunDun sendo aplicada em um bloco cerâmico para a execução de uma alvenaria.

Algumas universidades conceituadas já estão estudando as propriedades da Massa DunDun, dentre elas duas das mais conceituadas no curso de Engenharia Civil no país, a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é comprovar a eficiência do produto. Segundo o fabricante, até agora todos os resultados mostram à superioridade da Massa DunDun quando comparada com a argamassa convencional. Além disso, estão sendo feitos outros estudos que vão além das exigências de mercado.

As vantagens são enormes e a tendência é que no futuro a exploração de cimento, cal e areia diminua para que o progresso exista de maneira mais sustentável. O Brasil já exporta estsa argamassa para outros países e espero que o uso desse produto seja difundido pelo mundo.

Para maiores informações clique aqui.